Longe de casa- Malala Yousafzai




"Ao longo de sua jornada, a paquistanesa Malala Yousafzai visitou uma série de campos de refugiados, o que a levou a pensar sobre sua própria condição de migrante — primeiro dentro de seu país, ainda quando criança, e depois como ativista internacional, livre para viajar para qualquer canto do mundo, exceto sua terra natal.

Em Longe de casa, que é ao mesmo tempo um livro de memórias e uma narrativa coletiva, Malala explora sua própria trajetória de vida e apresenta as histórias de nove garotas de várias partes do mundo, do Oriente Médio à América Latina, que tiveram que deixar para trás sua comunidade, seus parentes e o único lar que conheciam."

Ler esse livro foi como ter colocado uma semente a mais de consciência do que tenho feito com a minha vida e puxado minha orelha indiscretamente.

Eu tenho buscado ler livros que me tiram do conforto de estar em apenas um triângulo de Romance, Ficção e Terror (não digo que é ruim ler esses tipos de livro, mas devemos diversificar e nos dar a oportunidade de conhecer algo mais real do que acontece ao nosso redor). Vi algumas pessoas falarem desse livro e me interessei pra ler, na verdade vi sobre o livro falando da história só dela, então vi minha prima postar sobre esse livro e me interessei na hora. Peguei esse livro ontem (16/04 e terminei hoje 17/04) só em perceber que demorei 1 dia pra ler esse livro da pra notar o quanto ele é bom. A leitura dele é fácil e faz você não querer parar de ler nunca mais. Nele contêm figuras e histórias de mais algumas meninas, mostrando como foi sair de seu País para fugir da guerra em que se instalava na cidade onde moravam e até mesmo dentro de suas casas.




Algumas situações citadas são muito fortes de serem lidas, mas não apresentam uma leitura muito pesada e sim nos da a consciência do que acontece ao nosso redor, coisas que nunca nem imaginávamos. Esse livro me inspirou de uma forma que não imaginei, me rendi a ele já nas primeiras páginas e não me arrependi nem um pouco de iniciar a leitura (saindo da minha zona conforto de leitura mencionada logo acima).

 A história da Malala (resumidamente nesse livro) e das demais garotas me fizeram enxergar melhor a forma como vivo e como dou importância a diversas áreas da minha vida. Para ser um post mais breve, vou citar 4 coisas que aprendi com esse livro.



1- Empatia

Algumas meninas que migraram foram pra diversos lugares. Uma delas que se chama Marie Claire, sofria bullying não só na escola, mas aonde andava. As pessoas não queriam ela por perto apenas por ser uma mulçumana, mas ao olhar pra ela não tem como ver a dor que ela passou e ainda passa, sobre perdas e dificuldades IMENSAS que nem podemos imaginar e que nunca vamos passar por isso. Esta situação me fez ver o quanto as vezes não sabemos o que a outra pessoa passa e julgamos, dependendo de pessoas, até atacam. Ensina a olhar pras pessoas com olhar de compreensão, acolhimento e carinho. O que muitas situações do livro as pessoas não demonstram, pelo contrário, haviam justiceiros que iam nas casas e matavam algumas pessoas da família, algumas meninas eles pegavam pra se prostituir, realmente são situações pesadas que eles passam e muitos não sabem.



2- Força

A força que essas meninas tiveram, incluindo a Malala, para lutar contra a guerra, a favor da educação, a favor das pessoas que não tinham um lar, força pra seguir em frente logo depois de perder um ente querido da família, é inspirador.. Esse livro e as histórias nos inspiram a lutar pelo que queremos mesmo achando as vezes que é impossível, de pensar adiante, pensar no futuro e o que a educação pode fazer e mudar na nossa vida. Que mesmo apesar das dificuldades é para não desistirmos, vou levar esse ensinamento no meu coração para onde eu for.


3- Coragem

Muitas delas passaram por diversas situações, como de achar que iam morrer na hora em que estavam migrando, de acordar no susto por ouvir barulhos de bombas e tiros. A situação em que cada uma delas se encontraram não tinham escolhas e tiveram que se mudar, separar de família e amigos, viram coisas fortes demais para serem esquecidas um dia. Elas estavam caminhando ao incerto, não sabiam o que ia acontecer, mas tinham que reunir forças para fazer o que tinham que fazer, pra continuar mesmo sabendo que poderiam morrer no meio do caminho ou se separar da família. Digo que coragem não é ausência do medo, elas foram obrigadas a ter coragem pra se protegerem. Muitas vezes eu passo por diversas situações em que a coragem foge de mim, mas ao olhar pro que cada uma passou e a determinação que tiveram me fazem admira-las a cada frase lida sobre a história delas



4- Agradecer

Tem uma família no livro em que foi ajudada por uma mulher chamada Jennifer, que ao pensar no que estava acontecendo, quis se atualizar e fazer algo a respeito das pessoas que precisavam de ajuda. Assim então fez com que uma família se abrigasse num lar perto de sua casa. Ao entrar nesse lar ela viu vários defeitos que deveriam ser concertados para uma melhor estadia, mas quando a família observou cada detalhe que tinha naquele lugar começaram a chorar e ficar muito impressionados com os eletrodomésticos e tudo o que ali tinha. Achavam a bica incrível, ter acesso a água pra eles era uma coisa maravilhosa (era necessário 3 dias de caminhada pra buscar água). Se encantaram com a geladeira e o microondas, até ficaram sentados de frente pro microondas porque achava algo de outro mundo. Eu fiquei tipo ''Meu Deus, eu sou uma péssima pessoa, to aqui reclamando do que não tenho, sem agradecer das coisas simples que já possuo". Muitas vezes estamos correndo atrás de consumir coisas que muitas vezes são desnecessárias sem ao menos agradecer pelo que já tem. A educação também é algo que é importante e o que a maioria das pessoas querem muito. Foi uma vitória pra uma menina conseguir ingressar no ensino médio e se formar, elas estão em busca de conseguir uma oportunidade de estudar não só para elas mas para muitas outras meninas de outras regiões. É algo realmente a ser pensado, no valor que damos pra cada coisa que temos, mesmo achando as vezes que não é nada.


São muitas coisas que aprendi nesse livro, mas não quero prolongar pra não ficar algo muito extenso e cansativo pra vocês lerem. Eu recomendo muito, muito mesmo. Esse livro fala de fé, amor, compaixão, solidariedade, força, coragem, empatia e desejo de seguir seus sonhos.

Quando lerem comentem aqui em baixo, se já leu e comentem também (ou me chamem no instagram (@maarianafrade) ). Estou louca pra conversar com as pessoas que já leram e suas opiniões e pensamentos sobre o livro. Espero mesmo que tenham gostado e INDICO SUUUUUPER.

Mesmo que não seja o assunto que você mais curta ler, é algo que recomendo para todos, uma lição realmente para levar pra vida. Obrigada Malala, por ter trago essa história para as pessoas saberem do que tem acontecido, pra nos ensinar lições valiosas.


Mariana.

Comentários

Postar um comentário

Popular Posts